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Todos temos as mesmas 24h, mas nem todos as usamos da mesma forma. Há quem goste de trabalhar noite dentro e considere que não precisa de dormir as 7 ou 8 horas recomendadas e há quem não abdique de uma rotina de sono certinha.

Existem inúmeros estudos sobre o sono e as consequências da sua privação, quer por poucas horas dormidas, quer por noites mal dormidas.

Não basta estar na cama as 7/8h, é preciso que o sono tenha qualidade. Que o corpo e a mente realmente descansem.

O descanso não é apenas necessário para o corpo. O cérebro também precisa descansar, por isso, ficar deitado no sofá a ver a tua série preferida pela noite dentro pode relaxar o teu corpo, mas não descansa a tua mente.

Uma noite mal dormida faz com que, no dia seguinte, tenhas as tuas capacidades cerebrais cognitivas diminuídas reflectindo-se numa maior dificuldade em focar nas atividades que tens para fazer. Para além disso vai também afetar a tua capacidade de memorização e interpretação.

O que podes fazer para ficar com o sono em dia?

Há várias coisas que podes fazer para ter um sono reparador.

Deixo-te aqui algumas sugestões.

  • Evitar ao máximo olhar para ecrãs 1 hora antes de ir dormir. Isto inclui televisão, tablet, telemóvel, enfim, qualquer dispositivo com ecrã.

Aproveita esse tempo antes de ir dormir para fazer outras coisas tais com ler, arrumar, dedicar a um hobbie que tenhas, organizar, limpar, meditar, jogar jogos de tabuleiro etc.

Podes até definir uma rotina nocturna onde incluis por exemplo fazer uma lista das tarefas para o dia seguinte, ou preparar a roupa que vais vestir de manhã – menos uma coisa para te preocupares no dia seguinte;)

  • Já deves saber também que evitar tomar bebidas com cafeína durante a tarde e noite te vão ajudar a ter vontade de ir dormir mais cedo, no entanto se calhar não sabes que também é desaconselhável beber bebidas alcoólicas. O melhor é deixar isso para ocasiões especiais 😉
  • Por vezes é boa ideia tirar aquela soneca (de 30min no máximo) durante a tarde. Para muitas pessoas isso ajuda a recarregar baterias, por isso nada como experimentar.
  • Investe num bom colchão e almofada. Analisa os teus hábitos de sono, em que posição dormes e testa vários tipos de colchão e almofadas e faz a escolha certa. Não escolhas ao calhas
  • Não bebas água antes de ir dormir pois é possível que tenhas de te levantar a maio da noite para ir ao wc. Mantém a hidratação durante o dia mas evita beber antes de ir para a cama.
  • Para mim, a rotina mais importante é ter sempre, o mais possível uma hora para dormir e para acordar, que não mude aos fins de semana e feriados. Deitar e acordar sempre na mesma hora, ou tentar um desvio máximo de 1 hora, vai fazer com que o teu corpo se habitue ao ritmo e adormeças mais facilmente.

E tu, já colocas em prática alguma destas sugestões? Ou tens alguma sugestão que resulte mesmo bem contigo? Partilha comigo pois vou gostar de saber!