fbpx

Se não o fazes eu explico-te porque é tão importante começares a fazer já!

Fazer backups regularmente é essencial para qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno.

Ter backups atualizados é uma garantia que os teus conteúdos, projetos, ficheiros e informações estão salvaguardados para qualquer tipo de imprevisto que possa acontecer.

Acredita, há muitas coisas que podem acontecer. Uma avaria no equipamento que usas regularmente, uma descarga elétrica, um ataque de um hacker ou software malicioso ou mesmo até erro humano como virar água no telemóvel onde tinhas todas as fotos dos teus produtos.

Normalmente as pessoas só dão o devido valor aos backups quando precisam de um e não o têm. Além do transtorno que é ficar sem ficheiros ou dados importantes, a recuperação dos mesmos pode ter custos muito elevados ou até ser mesmo impossível a sua recuperação.

Não quero que passes por uma situação desesperante dessas e por isso deixo-te alguns conselhos para que sintas que tens sempre os teus ficheiros mais importante à mão de semear. 😉

 

 

Planeia os teus backups

 

Pensa que dados e informações precisas fazer backup

Pensa tudo o que tens armazenado digitalmente e onde.

Podes ter ficheiros armazenados no computador fixo, no portátil, no telemóvel, no tablet ou online (p. ex.: cloud, website). Alguns suportes usarás mais que outros e em alguns sítios terás informações mais importantes que outras.

Pensa com que regularidade é para ti importante manter os backups atualizados. Isso vai variar conforme a atualização dessa mesma informação. Por exemplo, se são as fotografias originais que tiraste a um produto para por à venda na tua loja online, não precisas de estar a fazer backup dessas fotos todos os dias, mas se for um documento com informação da conta-corrente de um cliente ou um website, vai ser muito útil, no mínimo, fazeres o backup com tanta regularidade como atualizações que o mesmo sofra.

 

 Decide onde vão ser armazenados os teus backups.

Aconselho que tenhas pelo menos 3 locais onde a mesma informação esteja acessível. Imagina por exemplo que toda a informação importante do teu negócio está no teu portátil. Nesse caso o backup da informação que está gravada no disco do portátil pode ser feita para a nuvem e para para um disco externo. Se o portátil avariar tens 2 sítios onde aceder à informação.

Pessoalmente, eu por já ter experienciado a infelicidade de um disco externo ter avariado, por uma questão de segurança faço backups para 2 discos externos e para a cloud.

Dica extra: Se tens os backups apenas em discos externos, não guardes os discos no mesmo local físico. Imagina que acontece uma inundação ou algo do género no sítio onde os tens guardados… 😬

 

 Agenda os backups

Quer utilizes um software para o efeito ou o faças manualmente, coloca na tua agenda um dia/hora para tratares disso. Se não o fizeres, quando deres conta já passaram meses e não tens nenhum backup das informações importante para o teu negócio. Cria o hábito de fazer backups e vais ver que vais ficar feliz quando algo acontecer e teres uma solução mais rápida e menos penosa.

 

Como podes perceber os backups feitos com regularidade vão evitar que tenhas dissabores na gestão do teu negócio, mas lembra-te que podes aplicar estas mesmas estratégias na gestão dos teus ficheiros pessoais (faturas importantes, garantias de equipamentos, fotos e vídeos de família, etc). É tudo uma questão de organização e planeamento. 💛

 

Como diz o ditado popular: “Casa arrombada, trancas à porta”. Não esperes que te arrombem a porta 😉

E tu? quando foi a última vez que fizeste um backup?