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Ter uma presença digital já deixou de ser opcional há muito tempo. A presença nas redes sociais deve estar englobada num estratégia de marketing digital.

Porquê?

Por vários motivos…

Visibilidade

As redes sociais são uma forma de estar onde as pessoas estão. Elas estão presentes no dia a dia das pessoas e como tal a tua marca também tem de lá estar. Elas são um elo de ligação entre as marcas e as pessoas e por isso vão ajudar-te a captar clientes.

Conhecer o teu público

Ao interagires com o teu público vais ser capaz de o entender melhor. Quais os seus hábitos, do que gostam? O que preferem? O que não gostam? O que precisam? Ter o conhecimento dos desejos e necessidades das pessoas vai ajudar na tomada de decisões sobre os teus produtos e serviços. Pode até fazer com que encontres uma lacuna no mercado que vais preencher!

Contacto com o teu público

As redes sociais são a melhor forma de conseguires dialogar com o teu público, esclarecer as suas dúvidas e muitas vezes resolver as dificuldades que têm. A tua consistência em interagir e não deixar ninguém sem resposta vai contribuir para o aumento da reputação da tua marca.

Vendas

Ao teres uma planeamento de conteúdos para as redes sociais bem estruturado, o teu público vai interessar-se também pelos serviços e produtos que tens para oferecer. Isso acontece porque vão reconhecer em ti (ou na tua marca) um(a) especialista na tua área,

Não tenhas medos de mostrar o que vendes sejam eles serviços ou produtos. Tem apenas em atenção que o erro de muitas marcas é achar que as redes sociais são apenas um sitio para mostrar produtos. Uma boa prática é não ter um percentagem maior que 20% de publicações de venda. Não deixes de apresentar os teus serviço/produtos mas não caias no erro de apenas fazeres isso.

 

redes sociais

💛 Queres saber como podes criar uma presença digital impactante?

 

  • Cria páginas e perfis nas redes sociais exclusivos para a tua marca. Não mistures com o teu perfil pessoal. Podes e deves partilhar conteúdos pessoais no teu perfil de marca mas conteúdos que estejam alinhados com os objetivos e propósito do teu negócio. Isso tem de estar bem definido logo desde início.
  • Personaliza a presença em cada uma das redes sociais com a identidade visual que reflete a tua marca. Define a palete de cores que vais usar, o tipo de letra, o tipo de imagens e o tom que os teus conteúdos vão ter. Coerência gera credibilidade.
  • Começa a criar conteúdo. Sempre que tiveres uma ideia anota-a. Ao longo do teu dia, vai tirando fotos, e anotando ideias de conteúdos que achas que possam vir a interessar ao teu público. Seja algo dos bastidores, perguntas que os clientes te façam, envio de encomendas ou qualquer outro assunto que tenha relevância para os teus seguidores.
  • Publica no mínimo 2x por semana em cada uma das redes sociais. Pensa a longo prazo, os seguidores vão aparecer e o alcance vai ser cada vez maior. O objetivo é gerar interação de potenciais clientes. Pensa primeiro em qualidades, antes de pensar em quantidade. Foca-te em fazeres bem, mas não foques na perfeição.

Espero que este artigo te tenha ajudado a esclarecer a importância das redes sociais na estratégia digital da tua marca mas se não tens tempo, vontade ou não sabes como fazer esta gestão podes sempre contactar-me. 😉