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Tenho a certeza que o e-mail é uma ferramenta de trabalho essencial no teu dia-a-dia. Todos dos dias trocas e-mails com clientes, fornecedores e parceiros e provavelmente já reparaste que alguns e-mails que recebes tem assinaturas mais personalizadas que outros.

 

Porque é que ter uma assinatura de e-mail personalizada é importante?

 

Além de servir para dar informações de contacto vais querer que a tua assinatura capte a atenção do leitor e por isso é importante ter aquele toque profissional ao final do teu email. Isso mostra que levas a sério o teu negócio e sendo bem feita vais captar a atenção de quem lê os teus emails. Vais criar impacto 😉

 

O segredo está em balancear uma assinatura que se destaque mas que não distraia as atenções do conteúdo mais importante que está no próprio e-mail.

 

Deixo aqui uma lista de aspetos que aconselho teres em atenção quando crias a tua assinatura de e-mail.

  • Não coloques mais do que 4 linhas de texto. Simplifica, colocando apenas a informação realmente importante, nomeadamente:
    • O teu nome
    • A tua função (se aplicável) + Nome da empresa(com link para o website)
    • Contactos telefónicos

DICA: Não incluas o teu e-mail na assinatura pois é algo desnecessário e só vai tornar a tua assinatura mais confusa. Se alguém quiser enviar-te um e-mail basta responder-te.

OUTRA DICA: Inclui o indicativo internacional nos contactos. A não ser que trabalhes em exclusivo com o mercado nacional, é importante incluir o indicativo para facilitar o contacto por parte de qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo (mesmo portugueses que estão lá fora). Não lhes queres dar o trabalho de ter de ir ao Google pesquisa o indicativo de Portugal pois não?


  • Personaliza o e-mail divulgando as tuas redes sociais. É mais uma forma de obteres visitas e até seguidores. Coloca os ícones das redes sociais onde tens presença não esquecendo de incluir o link direto para cada uma delas. Sim, coloca ícones, pois isso vai ajudar na leitura da informação por serem facilmente identificáveis.

É muito importante manter esses links sempre atualizados pois não vais querer que as pessoas cliquem em links que vão dar a lado nenhum certo? Ah… e se não partilhas nada numa determinada rede há muito tempo, reconsidera se faz sentido incluí-la na assinatura.



  • Se possível acrescenta um CTA (chamada para a acção) para algo que faça sentido para o teu negócio como por exemplo convidar para fazer o download do teu último e-book ou marcar uma consulta.
  • Inclui o logotipo do teu negócio ou algum elemento gráfico que esteja de acordo com o manual de identidade da tua marca

ou


  • Inclui uma foto tua (evita que seja a preto e branco exceto se essa for a identidade da tua marca). Ter uma foto pessoal vai tornar mais memorável a tua assinatura.
  • Usa cores que sejam coerentes com a identidade visual da tua marca e hierarquiza as informações usando as cores, tipos e tamanhos de letra para esse efeito.
  • Garante que a tua assinatura está pronta para o mobile, ou seja, que tem fácil leitura nos telemóveis e que os links usados estão a funcionar corretamente.

Diz-me, a tua assinatura de e-mail já reflete a tua marca ou ainda não tinhas pensado nisto?